sábado, 26 de setembro de 2009

O MONSTRENGO DA POLENTA

Representação do Sanguanel com um pau de polenta

No Bestiário Cocanhês, figura uma série de monstros, feras e animais fabulosos. Entre os mais conhecidos, estão o Vecchio do Moinho, o L’uomo do Milharal e o Monstrengo da Polenta. Este último também é chamado de Sanguanel e tem hábitos muito peculiares. Costuma sair do seu esconderijo em noites de lua cheia, porque a cor e a forma circular da lua – dizem – lembram-lhe um disco de polenta, abrindo de modo radical o seu apetite.
Há inúmeros relatos em que este monstrengo invade as casas em busca de polenta. Se não a encontra, põe a cozinha do avesso: rasga os sacos de farinha, faz coisas horríveis dentro das panelas e, o que é pior, rouba o pau de mexer a polenta. Dizem, também, que o Sanguanel entra sorrateiramente no quarto das crianças, para lamber-lhes, enquanto dormem, o excesso de polenta em torno da boca e nas mãos...
Por causa das suas maldades, atribuem-lhe as piores desventuras cotidianas: se a polenta queima na chapa, culpa do Sanguanel; se a polenta passa do ponto, culpa do Sanguanel; se a polenta embolota, culpa do Sanguanel; se a farinha caruncha, culpa do Sanguanel.
E para evitar que o monstrengo entre nas casas, os cocanheses, nas noites enluaradas, deixam à porta um avantajado disco de polenta brustolada.

Um comentário:

  1. Oi, Nane, digo Joanane e todos os nanes do blog...(tem mais de um?)
    Sugiro, por gentileza, que nanem, digo, definam o que significa nane, aos pobres mortais que não tiveram o privilégio de nascer no nane, nem mesmo de cursar um Ph.7
    É muito agradável depar-me com tanta criatividade. Apenas não podia deixar de dizer parabéns.
    Sugiro que em 2010 lancem a campanha "Plante um nane e diminua a fome no planeta". Poderiam distribuir mudas de nane...não é milho? Bem, a wikipédia, como eu não tem a menor idéia do que se trata, logo também sugiro que criem uma conta na wiki para legar ao mundo o que mundo está perdendo: o nane.

    ResponderExcluir